sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Fantasmas de hoje

Foto de Vahid Zarei


Desde que o ser humano existe como espécie que a sua vivência é povoada por fantasmas.
Nos primórdios os fantasmas teriam a ver, apenas e só com a sobrevivência. A próxima refeição, o frio e como escapar aos predadores. Estas deviam ser as três preocupações fundamentais.
Com o nosso crescimento enquanto espécie, estes fantasmas foram-nos acompanhando. Mas, para além destes, surgiram novos fantasmas, novas preocupações.
Hoje em dia o ser humano é assolado com preocupações de vária ordem. Mantemos os fantasmas iniciais mas ganhámos mais. Hoje, e na maioria das culturas, não precisamos de ir à caça para arranjar a refeição seguinte. Basta irmos ao supermercado e a troco de dinheiro levamos a comida para casa (e quantas vezes já pronta a pôr na mesa). Se temos frio basta vestirmos mais um casaco, e o problema está resolvido. Infelizmente estas premissas não são válidas em todo o mundo. Ainda há pessoas a passar fome e pessoas a quem o frio mata por não terem um agasalho.
Já em relação aos predadores o problema mantêm-se. Hoje não são os animais (enquanto espécie) que nos preocupam. São outros seres humanos que se transformaram em predadores. Seres humanos que são capazes de maltratar, de violar, de matar crianças. Este é o predador que mais me assusta. Não há dia nenhum em que eu não pense que os meus filhos podem vir a ser vítima dum predador desta espécie. Longe vai o tempo em que as crianças brincavam na rua sem que os pais tivessem receio de não as voltar a ver. Um fantasma que assola a minha existência todos os dias.
Mas há mais… mais fantasmas que me visitam todos os dias. Por culpa da nossa incúria enquanto seres humanos, a nossa casa, o nosso mundo está a sofrer alterações que podem ser irreversíveis. Vejam as alterações climatéricas. Invernos mais rigorosos ou inexistentes. Neve em zonas onde nunca tal tinha acontecido. Verões quase insuportáveis. Que futuro vamos ter a nível climático? Ninguém sabe.
Estes são os fantasmas que mais me visitam. Os que me preocupam. Não creio ser a única a ter estas preocupações. Faço o que posso para acabar com eles. Era bom que todos fizessem um bocadito. Como alguém disse, cada um de nós é apenas uma gota no oceano… mas o oceano seria menor se lhe faltasse essa gota.

8 comentários:

  1. Um tema sério e actual que demonstra a linda pessoa que és.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Este texto foi escrito com pura realidade infelizmente...mas a tua força maior nos dará alento para nos juntarmos nesta batalha.

    Beijinho
    Conceição

    ResponderEliminar
  3. Todos estes fantasmas estão presentes a cada esquina que viramos... Mas a tal gotinha no oceano, faz toda a diferença! Gostei muito do tema.

    Um alerta!

    Beijinhos
    Manuela

    ResponderEliminar
  4. Fantasmas que também me assustam muito, enquanto mãe e enquanto habitante deste planeta Terra...
    Gostei muito do texto, e da forma como falaste desses medos. E realmente se cada um de nós é apenas uma gota, todos juntos formamos um belo oceano. Basta querer!

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  5. O ser humano é fantástico, cria os seus próprios fantasmas, esquecendo de os exorcitar. Fala-se muito do problema ambiental, fala-se muito da pobreza que alastra, fala-se muito de questões pedófilas e dos maltratos a crianças, idosos e mulheres... mas fala-se, fala-se, fala-se e acções poucas ou nenhumas. Vivemos confortaveis com os nossos fantasmas, porque a sociedade dita leis, porque os outros isto, os outros aquilo, mas já paramos para pensar... e o que fazemos nós para mudar isso?
    Porque não deixamos os carros em casa e andamos a pé para evitar o gasto de energia? Porque consumimos e consumimos bens superfulos sem necessidade? Porque não dividimos o nosso almoço, ou damos o nosso almoço a quem não tem?
    Todos nós somos pequenos fazedores destes fantasmas... mas muitos poucos conseguem ser exorcistas.

    Bem hajas pelo tema de reflexão.

    ResponderEliminar
  6. Os fantasamas na literatura gótica são o grande tema. Neste teu texto são eles os nossos companheiros dia-a-dia.
    Que fazemos para evita-los?
    Curiosamente! NADA...
    Maltratamos as nossas crianças, idosos, mulheres, o planeta em geral. Espancamos, violamos, abandonamos, matamos, Não pretegemos nem ajudamos aqueles que por serem mais frágeis e indefesos mais precisam do nosso amparo.
    Existe alguma coisa mais horrível do que isto???

    Tenho esperança que este teu texto sirva de alerta para as pessoas compreenderem o que se passa, para que as atitudes comecem a mudar.

    Mais um belo momento de reflexão.

    Obrigada.

    Bj

    ResponderEliminar
  7. E assim se perpetuam e multiplicam os fantasmas!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Este é um momento para reflexão...o retrato da realidade.
    Gostei imenso!

    Pérolas incandescente de força e luz.

    Eärwen

    ResponderEliminar

Por falta de tempo nem sempre poderei retribuir a sua visita ao meu espaço, mas agradeço-a desde já.