sábado, 23 de fevereiro de 2008

Nunca desistas dum sonho...


Foto de Madhu Kiran Nallu


… se não o encontrares numa pastelaria, procura noutra. Esta frase foi-me enviada vezes sem conta nos últimos Natais. E é uma grande verdade. Os sonhos de abóbora, por exemplo, são fantásticos. Não se pode desistir dum.
Mas esta premissa não é válida apenas para este doce. É válida também para aqueles sonhos que temos. Que fazem o mundo pular e avançar como a bola colorida nas mãos duma criança.
Todos nós, como seres humanos que somos, temos sonhos. Mais ou menos concretizáveis. Fazer um cruzeiro de sonho, uns 15 a 20 dias num barco é o meu. Não sou exigente. Todos os dias me aproximo desse sonho. Viajo 20 minutos de cada vez, duas vezes por dia. Espero um dia poder alcançar o meu sonho. Vou sentir-me feliz no dia em que entrar num barco para um cruzeiro.
Mas há outros sonhos. Pintar um quadro que seja um sucesso, escrever e publicar um livro que seja lido por pessoas que não nos conheçam, dançar no teatro Bolchoi, cantar no Olímpia, ter um carro último modelo, uma vivenda de sonho… existem tantos sonhos diferentes, tantos quantas as pessoas que os têm. Porque cada sonho é único, é criado pelas nossas expectativas enquanto indivíduos.
Não é importante saber qual é o sonho. É importante saber o que fazemos (ou não) para o alcançar.
Porque a vida não é a preto e branco, porque há milhares de tonalidades, não podemos pôr as coisas na base de ou é ou não é. Mais vale pôr na base do tentamos ou não tentamos. Se temos medo ou não de tentar. E se tentarmos alcançar o nosso sonho e não conseguimos? Bem, a única solução é continuar a tentar. Sempre.
Se Rembrant ou Van Gogh tivessem desistido porque em vida não lhes deram o devido valor, como seria hoje o panorama da pintura mundial? Apesar das dificuldades, apesar de estarem na miséria, lutaram até ao fim pelo seu sonho – o de serem pintores reconhecidos.
Luís Vaz de Camões morreu na miséria, esquecido por todos. Enquanto foi vivo pouco valor se deu aos Lusíadas. Hoje é estudado e analisado por todos. Também não desistiu (e até conta a lenda que ele salvou a sua obra prima de se afundar).
Cervantes morreu sem o devido reconhecimento. Não desistiu.
A Microsoft e a Apple são os monstros que são hoje porque os seus fundadores não desistiram, apesar de terem começado a sua carreira como hackers, apesar de toda a gente lhes dizer para estarem sossegadinhos nas suas garagens e não incomodarem os gigantes… apesar de tudo isso lutaram, não desistiram.
Nem todos seremos reconhecidos depois de mortos, e seguramente que o reconhecimento depois da morte não nos serve para nada. Também acredito que nem toda a gente conseguirá alcançar a fama e a fortuna que Bill Gates e Steve Wozniak têm hoje.
Mas… e quem sabe se não podemos mesmo alcançar o que sonhamos? Se desistirmos de lutar por isso, se temos medo de o fazer… então de que vale termos tido esse sonho? Quando temos um sonho lutamos por ele. Não deixamos de o fazer. Os sonhos não se alcançam com facilidade, caso contrário não eram sonhos. Não se acorda um dia e o nosso sonho foi concretizado. Se o deixamos de parte, então o sonho também nos põe de parte e nunca mais o encontramos. Nem ele a nós.
Bem sei que já falei mais ou menos disto no “Vale a pena tentar?”. Eu sou da opinião que vale sempre a pena tentar (a menos que essa tentativa seja contra a lei, os bons costumes e que possa eventualmente magoar terceiras pessoas). Este texto de hoje não é sobre tentar. É sobre lutar por algo que se deseja, por um sonho. E nasceu porque cada vez mais vejo pessoas à minha volta que desistem com demasiada facilidade de o fazer. Pessoas que querem acordar um dia com o sonho concretizado, fazendo pouco por isso. Ou que não fazem nada por ele e que querem que o sonho se concretize. Ou que fazem por alcançar o seu sonho mas que desistem ao fim de pouco tempo… Podia dar tantos exemplos. Fico-me por estes.
O nick que uso, Pedra Filosofal, foi escolhido porque, para mim, o sonho comanda mesmo a vida. E quem me ajudou a escolher este nick sabia e sabe disso. Só que o sonho não se realiza sozinho. Precisa da nossa ajuda para isso. Ajudem os vossos sonhos a tornarem-se realidade. Se não desistirem de lutar pelo vosso sonho também o sonho não vai desistir de se tornar realidade.
Por isso não desistam do vosso sonho… Eu não vou desistir do meu.

12 comentários:

  1. Um texto/crónica cheio de intenção e esperança que cativa os que hesitam porque chega na hora certa. Muitos parabéns! Já te disse hoje que gosto muito de ti? Pois gosto, e é por estas e por outras que gosto mesmo e muito. Beijo

    ResponderEliminar
  2. Ás vezes apetece desistir...mas há sempre uma esperança.

    Beijo

    Maria

    ResponderEliminar
  3. Desistir de um sonho é desistir de uma boa parte de nós, seja qual for. Amei o teu texto! Mesmo os sonhos de Natal :)

    Um beijinho muito grande!
    Manuela

    ResponderEliminar
  4. Pior que nao conseguir alcançar um sonho é desistir de lutar por ele.

    A vida é demasiado curta para se deixar de viver e para se desistir de fazer o que gostamos e nos da prazer,seja por medo de sermos nós mesmos, por medo de sermos rejeitados por alguem,ou mesmo por falta de confiança em nós mesmos. Aquilo que nho faz mover é vencermos dia a dia as barreiras que nos sao postas e nao nos sentarmos á espera que alguem a deite abaixo para nos passarmos.

    Por isso há uma frase que gosto muito, "Só nos devemos arrepender daquilo que nao fizemos" porque o que se faz, certo ou errado, chama-se viver... e é para isso que cá andamos

    Beijinhos


    Simply Me

    ResponderEliminar
  5. "O sonho não se realiza sozinho". Esta é a chave, pois quem ama o abismo, precisa de asas. Pode me inscrever neste time, também jamais desistirei dos meus.
    Beijos, prezada amiga!

    ResponderEliminar
  6. Ola amiga, este texto cheirou-me a indirecta para mim.

    Eu não vou desistir do sonho... apenas vou viver a realidade como ela é. As fantasias, os sonhos, são apenas isso, ilusões muitas vezes, outras névoas distantes que se esvaziam entre os dedos.

    Deste no teu texto bons exemplos, mas a história nem sempre é feita de sucessos... existem muitos casos que assim não foi.

    Bom texto...

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Não desitir dos sonhos, nunca, pois eles alimentam a alma.
    Este é o segredo.


    Pérolas incandescentes de sonho.

    Eärwen

    ResponderEliminar
  8. muito bom!!! Sim sr!!!
    Não vou desistir ;)... "prossigo para o alvo, deixando para trás..."
    Obrigado pelo post... vale a pena "ler pessoas" assim ;).
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Já não me lembro se é o sonho que comanda a vida se a vida que comanda o sonho.
    O sonho vai-se alterando consoante a vida corre.
    Muitos sonhos perderam-se no passado, outros projectam-se no futuro, no presente não há oportunidade de concretizar sonhos.
    Beijo
    RS

    ResponderEliminar
  10. Este texto assenta que nem uma luva a tanta gente... Até a mim...
    Realmente devia-se muitas vezes lutar mais e perseguir e tentar de todas as formas realizar o nosso sonho...

    Belo texto! Belo texto mesmo!

    Beijo

    Vera

    ResponderEliminar
  11. ainda n tinha lido este texto tia, e adorei.

    embora por vezes se perca a esperança e a vontade de continuar, é preciso ter força de vontade e determinação, perseverança.

    ainda sou uma miuda, mas vou tentando de dia para dia agir desta forma na minha vida.

    nao ha ninguem que nos possa proibir de seguir os nossos sonhos.



    bjum*

    ResponderEliminar
  12. Essa do viajares 20m para cada lado.... enfim....

    Tu não viajas...
    Sonhas mesmo!
    E se continuas igual, muitos dias não são só 20m para cada lado....
    :)

    ResponderEliminar

Por falta de tempo nem sempre poderei retribuir a sua visita ao meu espaço, mas agradeço-a desde já.