sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Viagem pelo meu mundo...

Foto de Maurik Holtrop

Viajei pelo meu mundo numa tentativa de descobrir quais as razões que me levam a ser quem sou.
Descobri algumas razões fundamentais. A família, claro. Muito importante e da qual falarei um dia destes. E os amigos. Aqueles amigos que são verdadeiros, amigos pelos quais eu faria e faço qualquer coisa. Aqueles amigos que eu sei que, se precisar, fazem qualquer coisa por mim.
Mas não são apenas amigos. São amigos com determinadas características.
Começo por dizer que nunca gostei de bajular e muito menos os amigos, dizer-lhes apenas aquilo que querem ouvir. Se não gosto, se não concordo digo. Porque eles merecem saber a minha opinião, seja lá ela qual for.
Elogios, criticas construtivas, avisos, alertas. Tudo é permitido numa amizade. Numa verdadeira amizade.
Com os meus amigos, aqueles que importam e que se importam, eu sei que posso dizer o que acho e que não vou ser mal interpretada porque eles sabem que o digo apenas porque quero o bem deles. Assim como eles o meu.
Não quero com isto dizer que lhes imponho a minha vontade. Não. Simplesmente lhes digo o que acho. Depois de dar a minha opinião não os tento converter ao que eu acho. Ao invés, tentamos chegar a um acordo. Nem que seja para acordar que discordamos.
A partir do momento em que a decisão está tomada, seja ela qual for eu apoio. Mesmo que não concorde. Mesmo que ache que vai correr mal, que é uma asneira. Eu apoio como se concordasse e nunca direi eu bem te avisei. Se correr mal, estarei, ao lado, a ajudar a que volte ao lugar, com soluções.
Mas, para que funcione, tem de ser nos dois sentidos. Não quero amigos que me digam sempre que estou certa, que concordam sempre com tudo o que faço. Porque sou humana, porque erro, porque me engano. Preciso de ter alguém que me indique os erros que posso vir a cometer se fizer determinadas coisas. E conto com os meus amigos para o fazerem.
Desiludam-se quem acha que amizades assim não existem. Existem sim. Eu tenho amigos assim. Felizmente. Amigos com quem partilho alegrias e tristezas, que sabem o que eu penso antes de eu dizer, que me criticam, que me corrigem, a quem eu corrijo, que sei o que vão fazer antes de me dizerem, que partilham comigo as alegrias e as tristezas. Tenho amizades assim que duram há anos, há mais tempo do que eu me lembro. E tenho amizades que surgiram há bem pouco tempo que são assim.
Outra coisa que estes amigos sabem e que estão habituados é que eu lhes diga que gosto deles. Não custa nada. A mim sabe bem dizer. A eles sabe bem ouvir. Principalmente porque, quando lhes digo, não é da boca para fora, é sentido. É o meu coração a falar-lhes. Não preciso que respondam. Nem que me digam o mesmo. Basta-me saber que, quando o ouvem ou quando o lêem, que sorriem e que sabem que gosto mesmo deles.
Este é o meu mundo. No meu mundo a amizade importa, os amigos são recebidos, todos os dias com o meu sorriso e todos eles me fazem falta. Muita.

Este texto é dedicado a todos os meus amigos que me acompanham sempre. Que, longe ou perto, recentes ou antigos, me fazem falta. Como o ar que respiro, como o pão para a boca. A minha vida não faz sentido sem vocês. Não preciso de vos enumerar. Vocês sabem quem são. E sabem o quanto são importantes. Sabem que faço tudo por vós. Sei que o fariam por mim.
Dedico-o também a alguns amigos com os quais fui perdendo o contacto. Por culpa de nada, por culpa deles ou por culpa minha. Cada um deles continua a fazer falta e continuo a lembrá-los.

8 comentários:

  1. Querida Amiga, se esse é o teu mundo, é tão lindo como tu e esse coração de ouro, enorme, que trazes dentro do peito!
    É tão bom poder chamar-te Amiga! Ver-te sorrir! Ouvir-te, ler-te, e partilhar essa gargalhada única!

    Um beijo enorme

    Já te disse hoje que gosto de ti?? Ah! Pois gosto! E tanto!!!

    ResponderEliminar
  2. Belo texto!
    Justo e sincero.
    Os teus amigos merecem a homenagem.
    Parabéns por seres assim

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Felizmente que existem pessoas como tu. É sempre bom ter amigos assim,que valorizam a amizade e o saber dizer a alguem o quanto se gosta dela.

    No meu caso particular,e para além de te considerar já uma amiga, tenho por ti e pela pessoa que és uma grande admiração....

    (vá agr vai la tu buscar os lenços )

    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. A amizade é, realmente, mágica. E a sua magia, sem truques, está aqui nas tuas palavras.

    Ser tua amiga é isto e muito mais!

    Obrigado pela amizade que nos une e que espero nunca termine!

    Beijos de ternura*
    Manuela

    ResponderEliminar
  5. E um verdadeiro hino à amizade... e como já sou um velho amigo (bem no bom sentido, dado os milhões de anos que nos conhecemos) quero agradecer o texto.

    Sei como és e já sabes como sou, por isso, encaixa na perfeição...

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Admiro-me quando penso
    A nossa amizade
    Parece crescer…
    A respeito de qualquer coisa
    E mesmo que nós fiquemos algum tempo sem nos ver,
    Só é preciso um momento
    Para que o meu pensamento
    Te encontre outra vez.
    A nossa amizade
    Sempre foi uma parte muito especial da minha vida,
    E sempre vou agradecer por isso,
    Também porque tu existes.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ler este escrito é realmente emocionante, pois sentimos nele sinceridade e coração. Fico feliz por estar aqui e poder partilhar.

    Pérolas incandescentes de carinho.

    Eärwen

    ResponderEliminar
  8. O verdadeiro e sincero hino à amizade!
    Sorte a dos seus amigos em tela como amiga.

    RS

    ResponderEliminar

Por falta de tempo nem sempre poderei retribuir a sua visita ao meu espaço, mas agradeço-a desde já.