sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Pensar é transgredir

Foto de Viva

Não me lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos — para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos.
Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demasiado fútil, nem demasiado acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos cornos, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.
Para se reinventar é preciso pensar: isso aprendi muito cedo.
Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência: isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero tornar-me ou já fui. Muita inquietação por baixo das águas do quotidiano. Mais cómodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adoptar o lema reconfortante: «Parar p'ra pensar, nem pensar!»
O problema é que, quando menos se espera, ele chega, o sorrateiro pensamento que nos faz parar. Pode ser no meio do centro comercial, no trânsito, em frente da televisão ou do computador. Simplesmente ao escovar os dentes. Ou na hora da droga, do sexo sem afecto, do desafecto, do rancor, da lamúria, da hesitação e da resignação.
Sem termos programado, paramos para pensar.
Pode ser um susto: como espreitar de um berçário confortável para um corredor com mil possibilidades. Cada porta, uma escolha. Muitas vão abrir-se para um nada ou para algum absurdo. Outras, para um jardim de promessas. Alguma, para a noite além da cerca. Hora de tirar os disfarces, aposentar as máscaras e reavaliar: reavaliar-se.
Pensar pede audácia, pois reflectir é transgredir a ordem do superficial que nos pressiona tanto.
Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distracções, correndo de um lado para o outro, achando que somos grandes cumpridores de tarefas. Quando o primeiro dever seria de vez em quando parar e analisar: quem somos, o que fazemos com a nossa vida, o tempo, os amores. E com as obrigações também, é claro, pois não temos sempre cinco anos de idade, quando a prioridade absoluta é dormir abraçado ao urso de pelúcia e prosseguir, no sono, o sonho que afinal nessa idade ainda é a vida.
Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em torno, e, quem sabe, finalmente respirar.
Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a beleza têm significado como fases de um processo.
Se nos escondermos num canto escuro, abafando os nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo. Nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis ganhos.
Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e das possibilidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem.
Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada.
Parece fácil: «Escrever a respeito das coisas é fácil», já me disseram. Eu sei. Mas não é preciso realizar nada de espectacular, nem desejar nada de excepcional. Não é preciso nem mesmo ser brilhante, importante, admirado.
Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer segurança.
Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o mau. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade.
Sonhar, porque, se desistimos disso, apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for.
E que o mínimo que façamos seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer.
Lya Luft

8 comentários:

  1. Gosto muito dos livros dela, em cada um temos uma lição para aprendermos. Obrigado por isso!!!!
    Tenho saudades ainda...mas aos poucos coloco tudo no lugar como antes!!!
    E como antes, temos Pensamentos Desconexos no ar...

    Pérolas incandescentes de carinho amigo entrego em tuas mãos.

    Eärwen

    ResponderEliminar
  2. De Lya Luft só conheço o romance Perdas e ganhos, o que achei de veras interessante. Da primeira à última pagina é uma aprendizagem constante.

    Já disse várias vezes e penso que com isto me vou repetir, mas não faz mal. Faz-me bem passar por aqui e ler-te. Sabes! De cada vez que aqui passo fico mais rica, aprendo sempre algo de novo.
    Por isso e por muito mais… (e tu sabes muito bem o que quero dizer).

    Obrigada!!!

    Beijo
    Laura

    ResponderEliminar
  3. Depois de quase dois meses de ausência da blogosfera, estou de volta e, é com imenso prazer que retorno a este lugar onde há certeza de que viver é uma permanente reinvenção de nós mesmos.
    Gosto das leituras otimistas, mas, centradas na realidade, como escreveu neste post.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  4. parei aqui porque gosto muito de te ler e continuas em forma

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Toda a gente que eu conheço e que fala comigo,
    Nunca teve um acto ridículo, nunca sofreu um enxovalho,
    Nunca foi senão - princípe - todos eles princípes - na vida...

    Quem me dera ouvir de alguém a voz humana,
    Quem confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
    Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
    Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
    Ó princípes, meus irmãos,

    Arre, estou farto de semideuses!
    Onde há gente no mundo?


    Alvaro de Campos


    peço desculpa pelo comentário do outro dia!
    não sabia que aqui só se escreviam elogios :D

    ResponderEliminar
  6. Lindo já falei né
    vc nos da a honra de leituras
    maravilhosas,bjssssssss e bom dia!
    Amanhã vou coloca vc em destaque no meu Fragmentos de Elliana Alves tá...Te adoro,xauuuuuuuuuuuuuuu...

    ResponderEliminar
  7. Venho agradecer tuas carinhosas palavras em meu mundo, e reler novamente esse magnífico texto da Lya Luft.

    Deixo em tuas mãos pérolas incandescentes de carinho amigo.

    Eärwen

    ResponderEliminar
  8. Um magnifico texto da Lya Luft.

    Sem dúvida algo que merece ser lido e relido.

    É sempre bom encontrar aqui estas pérolas.

    Beijos
    Luis

    ResponderEliminar

Por falta de tempo nem sempre poderei retribuir a sua visita ao meu espaço, mas agradeço-a desde já.