sábado, 26 de janeiro de 2008

O valor das coisas

Foto de Leo Indrawan
Fernando Pessoa dizia que “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas sim na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”

Um dia cheguei ao luso-poemas, e encontrei esta história contada pela Tália:

“Ontem o meu filho sentiu uma vontade enorme de me oferecer algo, então apanhou uma pedra do chão a caminho de casa e ofereceu-ma… com tanto amor… e pediu-me para a guardar junto do meu coração… assim o fiz… juntei-a a outras duas que um dia me ofereceram em silêncio à beira mar…Ouro? Tenho algum guardado numa gaveta… nem sei bem em qual…”

Escolhi este texto da Tália, por ser dos mais verdadeiros e dos mais sentidos que já li. Mais tarde, se ela me autorizar, claro, trarei a este blogue outros poemas dela.
A Tália/Vanda é uma poetiza de mão cheia. Consegue retirar, das palavras, todo o sumo que elas têm e deixar-nos embriagados.
Desde que comecei a frequentar site Luso-poemas que leio tudo o que ela publica.
Conheci a Tália à uns meses atrás, e, confesso que simpatizei logo com ela. Depois, com a convivência só confirmei aquilo que já sabia. É uma pessoa amiga, que se interessa pelos outros.

Conheçam mais da Tália no blog http://www.nectardaspalavras.blogspot.com

7 comentários:

  1. "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas sim na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

    Não há mais nada para dizer, tu dizes tudo com esta frase de Fernando Pessoa.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Pessoa, para sempre...
    Nos últimos instantes pediu os óculos...apenas os óculos...

    E que a Tália guarde muitas pedras do caminho. Um dia, verá o seu "castelo" construído de pedras preciosas, aquelas que lhe são dadas de coração pelos seres mais belos da sua vida!

    Parabéns às duas e muitos beijinhos*
    Manuela

    ResponderEliminar
  3. Bela momento e bela escolha.

    A Tália é uma autora que perfuma as palavras, dando-lhe um toque único.

    Parabens a ambas

    ResponderEliminar
  4. Está tudo dito! Encontrado o verdadeiro valor das coisas!
    Um texto magnífico e como sempre uma escolha excelente!

    Beijo grande às duas

    ResponderEliminar
  5. Epa!

    Agora fiquei eu embaraçada...lol...

    Obrigada a todos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Fernando Pessoa é um Rei no mundo da escrita portuguesa… e não é fácil, para alguém, ver algo seu junto de alguma coisa dele, no entanto, neste caso concreto acontece uma perfeita conjugação. Tália é também um heterónimo de Vanda Paz, tal como Alberto Caeiro o é de Fernando Pessoa.
    Tália é uma Poetisa de grandes recursos, cuja obra existente merece ser lida e estudada.
    Em sua homenagem, também quero juntar-lhe algo de Alberto Caeiro:

    Alberto Caeiro

    Novas Poesias Inéditas

    Não sei quantas almas tenho.
    Cada momento mudei.
    Continuamente me estranho.
    Nunca me vi nem acabei.
    De tanto ser, só tenho alma.
    Quem tem alma não tem calma.
    Quem vê é só o que vê,
    Quem sente não é quem é,
    Atento ao que sou e vejo,
    Torno-me eles e não eu.
    Cada meu sonho ou desejo
    É do que nasce e não meu.
    Sou minha própria paisagem;
    Assisto à minha passagem,
    Diverso, móbil e só,
    Não sei sentir-me onde estou.
    Por isso, alheio, vou lendo
    Como páginas, meu ser.
    O que sogue não prevendo,
    O que passou a esquecer.
    Noto à margem do que li
    O que julguei que senti.
    Releio e digo : "Fui eu ?"
    Deus sabe, porque o escreveu.


    Beijos para ambas.

    ResponderEliminar
  7. Quero parabenizar as duas. A beleza do texto que exalta o valor sentimental das coisas, das ações e não o valor material.

    Pérolas incandescentes de inspiração.

    Eärwen

    ResponderEliminar

Por falta de tempo nem sempre poderei retribuir a sua visita ao meu espaço, mas agradeço-a desde já.