sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Para lá do rosto

Foto de Jorge Luis R Tagle

Quantos de nós já tiraram conclusões acerca da maneira de ser de alguém apenas e só por olhar para o rosto?
O rosto, considerado por muitos como “espelho da alma” pode esconder a verdadeira personalidade do seu dono. Um rosto bonito, bem desenhado pode esconder uma “víbora”. Um rosto menos favorecido pode trazer-nos uma pessoa interessante, simpática e com quem dá gosto conviver.
Porque vivemos em sociedade, temos de conviver com outras pessoas. Umas com ar simpático, mas que não o são. Outras com ar antipático… e que, por sua vez, também o não são.
Hoje a nossa sociedade vive a cultura do bonito por fora. Infelizmente. O que leva a que, muita gente que merece ter lugar de destaque não o tenha por não ter recebido o bónus duma cara bonita. No oposto, muitas caras bonitas, mas que não passam disso, têm o mundo nas mãos.
Não andamos de cara tapada, claro. E a primeira coisa que vemos do outro é o rosto. E é pelo rosto que construímos a primeira opinião. Depois vem a descoberta – a personalidade corresponde ou não?
Já aprendi a não me deixar influenciar pelo rosto. Porque já vi pessoas com caras de pouco amigos que se revelaram impecáveis, com quem se pode conversar, simpáticas, amigas. Já vi pessoas chegarem com um sorriso nos lábios e esse sorriso revelou-se cínico, antipático.
Conforme vamos conhecendo as pessoas também as feições mudam. Já repararam nisso? Um rosto bonito e simpático, acompanhado duma personalidade antipática transforma-se e, aos poucos, para quem tem de conviver com essa situações, o rosto deixa de ser tão bonito, passa a ser normal e, quiçá até feio (num extremo). Noutros casos, rostos bem feios começam a ganhar beleza quando se conhece a personalidade da pessoa.
A Internet, nestas coisas pode facilitar. Ou não. Facilita porque podemos ir conhecendo a pessoa antes de lhe conhecer a cara. Talvez por isso, e para evitar ideias preconcebidas, haja quem opte por ter desenhos em vez da foto. Assim não há hipótese de se dizer que o rosto é simpático ou antipático. É a forma de ser e de estar da pessoa que vai determinar a opinião que se tem dela. E não o rosto. Do lado de lá do computador pode estar a cara mais feia do mundo. O que interessa é a personalidade… certo é que, por outro lado, a Internet facilita a criação de uma ou de várias personalidades diferentes que permitem enganos que podem ter consequências.
Mas estas falsidades não existem só na Internet. Pessoas que se fingem de amigas, que fingem que se interessam com os outros quando só querem saber de si, que ajudam com o intuito único de terem reconhecimentos públicos… E quantas vezes o que lhes vemos no rosto são sorrisos, mostram-se afáveis, são simpáticas…
Cabe-nos a nós, como indivíduos e membros da sociedade, decidir se é pelo rosto ou pela maneira de ser e de estar que avaliamos o outro. Mas não se iludam. A interacção também é importante. Comportamentos simpáticos geram simpatia. Comportamentos antipáticos geram antipatia. Por isso, sejam simpáticos…

8 comentários:

  1. Um excelente texto, para reflectir e que deveria ser lido e sentido por muitos, que só lhes interessa o rosto, ou a beleza física...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mais que um rosto bonito,a personalidade e forma de estar perante os outros é aquilo que nos faz amar ou ignorar o ser Humano.

    Um rosto, um olhar, é lindo e faz sentido quando nos faz perceber tudo aquilo que por palavras seria impossivel traduzir...esses sim valem a pena.

    Um bom texto para nos ajudar a refletir

    Beijinhos

    Simply Me

    ResponderEliminar
  3. O texto é de uma grande profundidade e gosteiimenso, ams a imagem não lhe fica atrás.

    ResponderEliminar
  4. Mais um excelente texto... Tanta verdade expressa e depois um belo casamento com a fotografia escolhida.

    Parabens amiga, continua...

    ResponderEliminar
  5. Vim conhecer o teu blog... para lá do rosto, no momento oportuno!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Tudo já foi dito. Já sabes o que penso deste teu texto.

    Para lá do olhar, há uma alma e coração a descobrir...e isso leva mais tempo, do que o próprio tempo...

    Mas chegamos lá :)

    Beijinhossssssssss*
    Manuela

    ResponderEliminar
  7. E já la diz o ditado popular: quem vê caras não vê corações.
    Parabéns Pedrinha por mais um belo texto que nos faz reflectir.
    jinhos
    Rosamaria

    ResponderEliminar
  8. Olá miuda,o joão não vai embora ,eu como poeta tenho de inventar e escrevo o que me vem á cabeça.Agora tu tás a escrever umas coisas,..isso vai longe...beijinhos doces...

    ResponderEliminar

Por falta de tempo nem sempre poderei retribuir a sua visita ao meu espaço, mas agradeço-a desde já.