domingo, 20 de janeiro de 2008

Os três pães

Foto de Luis Argüelles
Um dia, numa padaria, entrou um senhor, mal vestido e que se notava que passava por dificuldades, mas que, ainda assim, pediu 3 pães. O padeiro, vendo que o senhor estava a contar o seu dinheiro, na tentativa de os conseguir pagar, perguntou-lhe: Amigo, porque leva 3 pães em vez de um só?
Ao que o senhor responde: Porque um é para mim, outro para pagar um empréstimo, e o terceiro para emprestar.
O padeiro, sem perceber as razões, pediu-lhe que se explicasse. E a resposta não se fez esperar:
- Os meus pais, enquanto eu era pequeno, cuidaram de mim para que nunca passasse fome, mesmo que eles a tivessem. Hoje estão velhos, não podem trabalhar, estão doentes… um pão será para lhes pagar por tudo o que fizeram por mim. Nunca conseguirei saldar essa dívida, sem eles não seria quem sou hoje. Tenho filhos pequenos, o outro pão é para eles, para que, um dia, quando eu for mais velho e não possa cuidar de mim, eles o possam fazer, como eu faço hoje pelos meus pais.



Tal como a lenda "O Sol, a Lua e o Mar", também esta história me foi contada há muito tempo. No mundo de hoje, é importante mostrá-la a quem não a conhece, e relembrá-la a quem dela se esqueceu.

3 comentários:

  1. São aquelas historias, contadas pelos mais antigos mas que nao deixam de fazer sentido nos dias de hoje...

    Beijinhos

    Simply Me

    ResponderEliminar
  2. Creio que foi com esta história que deste o 1.º passo assumido na escrita e em público na Luso-Poemas... se foi, é o virar da página, momento marcante...

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. E é assim que se deixa uma amiga a chorar...

    Amei!

    Beijo doce
    Manuela

    ResponderEliminar

Por falta de tempo nem sempre poderei retribuir a sua visita ao meu espaço, mas agradeço-a desde já.