quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

No tombo dum sorriso


Lembro-me, quando era mais nova (bastante mais) que andávamos na escola com um livrinho atrás para que os nossos amigos escrevessem qualquer dedicatória… chamavam-se livros de autógrafos. Na altura não queríamos os autógrafos de pessoas famosas, queríamos apenas os dos amigos, porque eram eles que mais interessavam.
Nesse livro escrevíamos uma quadra, uma frase... Interessava apenas pôr lá uma coisa qualquer e assinar. O meu livro estava cheio de quadras, frases, e evidentemente muitas assinaturas…
Uma das frases que lá estava marcou-me para sempre: “sorri sempre, ainda que o teu sorriso seja triste. Porque mais triste que o teu sorriso triste é a tristeza por não saber sorrir”. Nunca soube quem a escreveu, a original, mas sentia-a profundamente. Ainda hoje, e na verdade, assim é.
Quando estamos tristes por alguma razão, um sorriso alheio, faz-nos sentir o impulso a responder com um sorriso, e, como que por magia, as razões para essa tristeza diminuem.
E que dizer quando os filhos sorriem para os pais? São sorrisos que nos fazem sentir nas nuvens, com uma alegria imensa que só os filhos fazem os pais sentir…
Receber um sorriso das pessoas de quem gostamos, saber que estão felizes, é do melhor que o mundo tem. Para ver um sorriso no rosto das pessoas de quem gostamos movemos céu e terra. E então, sorrimos também. Porque nos sentimos realizados.
E como nada é eterno, no tombo dum sorriso, fechamos a luz da alma.
Nada... mas mesmo nada volta a ser igual até que um sorriso, verdadeiro e sentido, regresse e nos contagie.
E é no teu sorriso, no meu e no deles, que concentramos a força de viver. Vamos sorrir para percorrermos juntos o caminho da felicidade. Sorri sempre!

8 comentários:

  1. E foi tão bom ler este teu texto, Pedra!
    Tão bonito, levou-me a outros tempos... Tempos de escola e tempos de sorrisos infantis. E deixou-me também, no tempo de hoje e de como é bom sorrir com os filhos!

    Obrigado por este momento!!
    Adoro o modo como contas as tuas coisas...

    Mil sorrisos no teu coração***
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. Que giro!!!
    Também eu tive um livro de autografos e tambem a mim me escreveram essa dedicatória.

    Nunca me esqueci...e acho que tentei toda a minha vida, fazer com que aquilo que um dia me escreveram a brincar, se tornasse uma presença constante nos meus dias.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda hoje tenho o meu bloquinho que me acompanha para todo o lado.

    E como ninguém precisa tanto de um sorriso quanto aquele que não tem mais sorrisos para oferecer...

    E agora? Vamos sorrir um pouco?

    Par ti amiga, deixo um beijo e mil sorrisos.

    ResponderEliminar
  4. Escreves as maravilhas do passado!
    Talvez nem saibas que de pé ante pé vais dando uns passitos cada vez mais efectivos e por isso consistentes.
    Um destes dias…já a vida não fará sentido sem uma escrita exercida e de pleno prazer.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Olá Pedrinha
    Como uma simples palavra "sorriso", me fez sorrir tão ternamente..... verdade... primeiro porque é tão bom sentir a ternura com que escreves os teus textos e segundo...... dá-me um sorriso sim????? para seu sorrir também....
    jinhos
    Rosamaria

    ResponderEliminar
  6. Um texto lindo e replecto de ternura!

    Deixo-te um beijo

    e

    mil sorrisos

    ResponderEliminar
  7. Nem sempre com sorriso se faz um sorriso. Nem sempre o sorriso é verdadeiro, nem sempre o sorriso apaga o sofrimento de um rosto, limpa uma lágrima, nem sempre o sorriso é sinónimo de alegria, nem sempre o sorriso...

    Parabens pelo texto, que nos ajudas a reflectir acerca do verdadeiro sentido da felicidade

    ResponderEliminar
  8. "E foi tão bom ler este teu texto, Pedra!"

    nao pude deixar de me rir com este inicio de comentario oh tia (n desfazendo quem o escreveu, claro!) mas tive uma visao engraçada da coisa, pronto =P

    isto td para dizer q eu tb tinha um caderninho desses, e ainda o tenho, cheio de dedicatorias daqueles que eram realmente "famosos" para nós.

    bjos mil *

    ResponderEliminar

Por falta de tempo nem sempre poderei retribuir a sua visita ao meu espaço, mas agradeço-a desde já.