sábado, 1 de março de 2008

Ser poeta

Foto de Anderson Christian

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e cetim…
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente…
É seres alma e sangue e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Florbela Espanca, «Charneca em Flor», in «Poesia Completa»

Dedicado ao poeta Luís F, meu amigo de ontem, de hoje e de amanhã, e que admiro imenso como poeta e como pessoa.

6 comentários:

  1. Bonita e sentida homenagem o nosso grande Poeta Luís!
    Ele merece isto e muito mais.
    Poderia aqui deixar um poema dele (dos muitos belíssimos que felizmente partilha) mas como colocaste um poema de Florbela Espanca senti-me impulsionado a recorrer ao meu poeta preferido (sem desprimor pela Florbela ou pelo Luís) Fernando Pessoa, para deixar aqui um dos poemas (inéditos) dele:

    Cai amplo o frio e eu durmo na tardança
    De adormecer.
    Sou, sem lar, nem conforto, nem esperança,
    Nem desejo de os ter.
    E um choro por meu ser me inunda
    A imaginação.
    Saudade vaga, anónima, profunda,
    Náusea da indecisão.
    Frio do Inverno duro, não te tira
    Agasalho ou amor.
    Dentro em meus ossos teu tremor delira.
    Cessa, seja eu quem for!
    Fernando Pessoa, 19-1-1931.


    Obrigado por existirem!

    ResponderEliminar
  2. O Luis merece esta homenagem e muitas outras.

    Gostava de ver aqui um poema do Luis como isso não aconteceu. Atrevo-me a colocar um dos meus que sei que é um dos que ele especialmente gosta.

    "Luar Escondido

    Sob os telhados negros da noite
    A cidade respira o ar coalhado de néon.
    A lua ficou lá em cima,
    Mas eu olho o céu aberto
    Donde as estrelas se expandiram.

    Gosto deste momento,
    Todas as noites,
    Quando a cidade parece dormir…

    Aqui,
    Sinto que a solidão não é fatal,
    Que a tal civilização não é bem
    Como eles dizem…"


    Obrigado pela vossa amizade

    ResponderEliminar
  3. O Luís merece esta homenagem! Aliás, o Luís, pelo poeta e ser-humano que é merece todas!

    Deixo-lhe também um poema da minha autoria que se adequa bem a ele:

    Poeta dos meus encantos
    Que escreves teus medos e prantos,
    Teus amores e teus pecados.
    Com uma caneta sem cor,
    O teu riso, tua dor,
    Transformas poemas em recados.
    Dizes o que te vai na alma,
    Com raiva, lágrimas e calma,
    Como se escrevesses só para mim.
    Leio-te sempre com ternura,
    Por vezes com inveja pura,
    Também eu queria escrever assim.

    Beijos a ti e ao poeta :)

    ResponderEliminar
  4. Fiquei comovido pelas palavras e pela homenagem... Apenas sou eu, apenas sonho, apenas amo, apenas vivo, apenas gosto dos meus amigos e por eles choro, luto e vivo alegrias.

    Sou apenas eu... um ser que respira, mortal e que cresce neste mundo como qualquer pessoa.

    Apesar das vossas palavras de amizade, sou apenas alguem que sonha ilusões, que um dia acreditou num sonho de menino.

    Como a areia fina da praia, assim o sonho deslizou entre os dedos e o vento o levou...

    Apesar de o dizerem... não sou poeta... apenas escrevo como todos vós e nem sempre com a beleza suficiente e comovente das lindas palavras que me deixaram.

    Obrigado a todos e a Magda/Stone pela lembrança...

    ResponderEliminar
  5. Luís, meu amigo,
    Que melhor poema do que este da Florbela Espanca (feito canção maravilhosa, que nunca cansa, pelos Trovante), para uma amiga te fazer uma singela mas carinhosa homenagem? Percebes agora porque és importante, entre os amigos que escrevem e os que te lêem?
    Não te vou deixar nenhum poema meu. Deixo-te todo o meu carinho, admiração pela pessoa que és e...um segredo: O Tejo, é musa das nossas almas! O resto, como dizia o nosso querido Ary dos Santos, "que se lixe!"
    Um grande beijinhos no teu coração, amigo*

    Pedra, um momento muito bonito em nome da amizade! Mais um beijinho no coração, desta vez no teu, amiga*

    Manuela

    ResponderEliminar
  6. Este poema sob a forma de música de Luís Represas, leva-me de volta ao passado distante dos meus 20 anos em que foi símbolo do amor mútuo com aquele que fez parte da minha vida nos 18 anos seguintes...
    Inolvidável...

    ResponderEliminar

Por falta de tempo nem sempre poderei retribuir a sua visita ao meu espaço, mas agradeço-a desde já.